Cidades

Prefeitura do Rio discute perspectivas de mudança nas cidades pós-pandemia

Imagem ilustrativa da imagem Prefeitura do Rio discute perspectivas de mudança nas cidades pós-pandemia
Durante a apresentação foram destacados aspectos relevantes sobre a governabilidade da metrópole e a execução de políticas públicas integradas. Foto: divulgação

A Secretaria Especial de Integração Metropolitana, da Prefeitura do Rio, realizou nesta quarta-feira (6) o webinário “Resiliência Para Todos: Criando metrópoles solidárias além da Covid-19”, em decorrência do Dia Mundial da Metrópole, comemorado anualmente em 7 de outubro.

Em parceria com o Instituto Metropolis, o evento aconteceu no Palácio da Cidade e contou com a coordenação do Secretário Achilles Barreto e com a presença do Oficial Sênior Internacional para o Brasil e Cone Sul da ONU-Habitat, Alain Grimard; com a Coordenadora Regional do ICLEI América do Sul, Liz Lacerda; da Oficial de Projetos do Instituto Metropolis, Lia Brum e do Secretário Municipal de Planejamento Urbano da Cidade do Rio de Janeiro, Washington Fajardo.

Durante a apresentação foram destacados aspectos relevantes sobre a governabilidade da metrópole e a execução de políticas públicas integradas. Neste sentido, Alain Grimard discorreu sobre as recomendações da Nova Agenda Urbana e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU para uma urbanização mais solidária e integrada das metrópoles. Ainda no contexto da sustentabilidade, Liz Lacerda ponderou sobre as soluções de políticas metropolitanas resilientes baseadas na natureza e, Lia Brum, do Instituto Metropolis, contribui para o debate de uma mobilidade urbana mais integrada, sustentável, justa e próspera.

Representando a Prefeitura do Rio de Janeiro também esteve presente o Coordenador-Geral de Relações Internacionais e Cooperação da Prefeitura, Bruno Oliveira, que ressaltou a importância da capital do Estado ao assumir o protagonismo no debate público sobre a metrópole, tal como colaborar amplamente nas discussões urbanas com outras metrópoles mundiais.

O Secretário Washington Fajardo falou sobre o Programa Reviver Centro, projeto transversal, de relevância estratégica por reunir os eixos fundamentais do debate internacional de políticas públicas para as metrópoles. Foi destacado também o caráter vanguardista do Prefeito Eduardo Paes, cujo governo, ao lançar o Programa Reviver Centro, coloca a Cidade do Rio de Janeiro dentro do debate internacional de políticas urbanas das metrópoles mundiais.

Pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Lucas Padilha, chefe de gabinete, representando o Secretário Eduardo Cavaliere apresentou projetos em desenvolvimento com foco nas questões climáticas. No encerramento do evento, o Secretário de Integração Metropolitana Achilles Barreto destacou que a Região Metropolitana possui um PIB de 400 bilhões de reais, sendo o segundo maior polo econômico do país.

Com uma taxa de crescimento anual de 0,5%, a população dos 22 municípios que integram a metrópole do Rio de Janeiro corresponde a 74% da população estadual, sendo também a segunda maior área metropolitana do Brasil.

< Comissão da Câmara aprova novo depoimento de Guedes sobre offshore Prisões ilegais em debate na comissão da Alerj <